AULAS

AULAS

Não seja apenas um baterista, Seja um músico completo!

Assim você conseguira interagir melhor com a música

e com sua expressividade no amplo sentido artístico

Marque uma aula Experimental gratuita comigo e veja como posso te ajudar.

Clique aqui
Para me mandar uma mensagem

no meu whatsapp
e tirar suas dúvidas.

 


Esse meu curso é todo baseado em uma ideia de que com 3 levadas bases e suas variações, você vai dar conta de conseguir tocar a grande maioria das músicas que você queria tocar, e até chegar num nível avançado onde você poderá procurar um professor especializado de determinado estilo específico.
Essa perspectiva ficou tão legal que acabei levando ela pra dentro da Academia e estou fazendo uma trabalho de iniciação científica sobre o o assunto na Universidade Federal de São João Del Rei
Mas por enquanto, assista abaixo alguns depoimentos de alunos que estudaram comigo.

 

 

Frederico começou a lecionar em 1998 e em 2000 lançou seu primeiro método de estudo para auxiliar no ensino de bateria.  Sabendo da importância do estudo, começou a colecionar todos os métodos que encontrava. 
Em 2004, morando em São Paulo, estudando no Souza Lima, e se interessando muito por pedal duplo devido as demandas da banda, acabou criando uma série de exercícios que ele não tinha encontrado nos 4 métodos de dois bumbos que conseguiu praticar. Dai surgiu um segundo método, esse apenas sobre pedal duplo, que Kiko utiliza no ensino desse tópico na bateria. Esse método foi finalizado em 2006. E sofreu algumas alterações desde então, aprimorando os exercícios  do método. Morando em Lavras-São joão del Rei desde 2011. Começou a lecionar na Soarte Centro Musical em 2014. E utilizando seus estudos e experiência, começou a montar uma maneira de lecionar, que culminou com um currículo desenvolvido para a escola, se baseando numa metodologia que desenvolvida através dos anos de aulas. 

Com inúmeros métodos brasileiros e importados, e uma experiência em aulas de mais de 20 anos lecionando, e seus métodos, Kiko tem um amplo material de suporte e conta com uma sala com acústica , equipamento de som e um grande quadro pra analise dos rítmos,  das técnicas, dos rudimentos e das extrapolações.

Utilizando  de sua experiência e de uma base filosófica própria, baseada em 4 levadas básicas e suas extrapolações, Kiko amplia de forma individual e extremamente pessoal, auxiliando o aluno a encontrar o seu caminho baterístico e a sua voz no instrumento.
Alguns métodos de suporte das aulas 

Métodos Nacionais: 

– Bateria Brasileira, Play 1 e Play 2 – Todos do Christiano Rocha
– Bateria para crianças – André Gonzales
– Mundo Double Bass – Amílcar Christófaro e Dino Verdade
– Imaginação Rítmica – Ramon Montagner
– Estudos em Poliritmia – Daniel Oliveira
– Apostila de estudo  – Aquiles Priester
– Estudos de coordenação para ritmos brasileiros – Ramon Montagner
– Bateria Complementar – Bráulio Mayrinc
– Bateria e concepções – Marcelo Niero
– Apostila de estudo – Gabriel Cobucci
– Toque Junto Bossa nova – Kiko Freitas
– Ritmos do Brasil para Bateria – Nenê
 entre outros

 

Métodos Internacionais: 

– Stick Control – George Lawrence Stone
– New Breed – Gary Chester 
– Master Studies – Joe Morello
– Enciclopedia of the double bass drummming – Bobby Rondinelly e Michael Lawrence
– The Evolution fo the Blast Beat – Derek Roddy
– Of the Record – David Garibaldi
– Progreessive Steps to Syncopation for the modern Drummer – Ted Reed
– Vic Firth – Elementary book
 entre outros

         Kiko Ciociola Começou seus estudos em Lavras, com Vicente, que usava o método do Gene Krupa. mas naquele momento eu não queria saber de paradidles e toques duplos. eu queria tocar bateria. Assim montei minha primeira banda e depois acabei fazendo minha primeira bateria. inclusive pedal de bumbo. Depois de algum tempo, passeando em BH acabei comprando o “The Rhytms of the Beast” do Nicko McBrain.  Aquilo explodiu na minha mente, Com custo, consegui acompanhar a partitura das músicas, usando a caixa como referencia. Depois acabei comprando a transcrição do “And Just For All” e de novo, fiquei maluco com as música. O que o Lars fazia parecia muito mais complexo do que as coisas do Nicko. E tinham diferenças de pegada e claro, de intenção. 
          Então vi que precisava aprender Partituras. Na época estava morando em BH, fazendo cursinho. Consegui achar um lugar e fui lá. Fiz uns 3 meses de aula com o Grande Dudu Batera, que começou a me ensinar sobre partituras. Mas ele queria me ensinar vagarosamente pois queria seguir a maneira como ele ensinava. Aprendi alguns truques legais com ele mas sai e fui buscar outra pessoa. Acabei encontrando o Sérgio Salles e deixei bem claro minhas intenções quanto a aprender partituras. Após esse período, voltou pra Lavras e começou na tarefa de estudar as possibilidades da escrita e começou a desenvolver vários exercícios para poder estudar e se aprimorar e em 2000, lançou um método para a aprendizagem e ensino de partitura com exercícios específicos para o baterista. ainda em Lavras, ficou sabendo que Eduardo Nazário estava lecionando em Pouso Alegre e assim começou um estudo quinzenal com ele sobre técnica de mãos. Estudou com ele por 6 meses e depois, e após uma prova, conseguiu uma bolsa de estudos no conservatório Souza Lima em SP. Lá estudou com bateria com Carlos Ezequiel e fez algumas aulas com Ivan Busic, Estudou as outras partes da música com Ana Maria, Ciro Visconti, Joe Moghrabi, Miguel Laprano entre outros. Apos alguns anos e de ter voltado pra Lavras( com uma breve passagem pelos EUA), entrou pro conservatório municipal de São João Del Rei e começou a estudar com Adriano Martins.
          Em 2016 entrou para o curso de música (ênfase em Educação Musical) e em 2018 começou a estudar bateria e algumas cosias de percussão com Bruno Santos.

Atualmente Está fazendo cursos online sobre produção musical com Jaques Figueiras, professsor de música digital com Rafael Nery, Clinica do groove com Crhistiano Rocha e Mapa de ouro do pedal duplo com Pedro Tinelo